NAVEGAÇÃO

  EDUCAÇÃO

  E.A.D. - Divulgação

  EVANGELHO

  LEITURA DIÁRIA

  REFLEXÕES

  TEOLOGIA

  HISTÓRIA DA IGREJA

  EDUCAÇÃO CRISTÃ

  AULAS DE FÍSICA


  SERVIÇOS FWO

  HOMEPAGES

  HOSPEDAGEM

  MANUTENÇÃO

  ANÚNCIOS CLASSIFICADOS




Faça Contato!!!

  A QUARESMA, É TEMPO DE PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA!!!


Nem sempre a nossa tradicional cultura cristã está ligada à realidade de nossa vida cotidiana! Achamos que a Quarta-feira de cinzas é apenas um dia comum em que as pessoas se curam das suas ressacas e dos seus exageros do período do Carnaval, festa popular no Brasil, que tem âmbito mundial, diga-se de passagem.


O início do tempo litúrgico da Quaresma ( período de quarenta dias) é exatamente na Quarta-feira de Cinzas, que toma este nome do costume antigo de aplicar cinzas à cabeça, como sinal de penitência; e que também foi prática usada por reis, profetas e o povo em geral, nos costumes da Antiga Aliança : “Lembra-te homem, tu és pó, e ao pó tornarás”! Por isso também, as cinzas são um sinal da efemeridade da criatura perante o Criador!!!


Historicamente na Igreja Primitiva, durante a Quaresma, os “catecúmenos”, “os iniciados”, aqueles que eram instruídos na novidade de vida e fé, estavam na fase final de sua preparação , para durante a Vigília Pascal, véspera da Páscoa, receber o Batismo e adentrar à comunidade cristã, a comunidade eclesial.


Este tempo litúrgico é o período de preparação espiritual da Igreja, no qual a liturgia conclama à conversão e arrependimento, ao retorno aos caminhos do Senhor, pois, embora o evento pascal do Cristo de Deus já tenha se realizado de uma vez para sempre, no tempo e no espaço, nós cristãs e cristãos vivenciamos diariamente a proclamação e a presença do Reino de Deus neste mundo.


A Quaresma é o tempo de sinceridade interior, devoção espiritual, de arrependimento e libertação de todas as amarras e comodismos, que nos impeçam a total disponibilidade para com o Deus Eterno, nosso Pai e Criador. É um tempo de prática do amor para com a irmã, o irmão, com o nosso próximo, imagem e semelhança do nosso Pai e Deus. É o período de preparação para a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo, ressurreto em nossas vidas, que a cada dia nos chama e convida para trilhar a Sua via crucis neste mundo de Deus, por todas e todos que estão ao nosso redor, também objetos do amor de Deus.


A Igreja de Cristo, nós cristãs e cristãos, itinerante e peregrina neste planeta Terra, é convidada a quarenta dias de meditação interior na Palavra de Deus e oração, para crescimento e imitação Daquele que no deserto se fez penitente por nós, em obediência a todo o simbolismo bíblico; e tendo sido tentado, rejeitou e superou com vigorosa força e firmeza, toda contraposição dos poderes e domínios deste mundo afastado do Deus Eterno, para exercer a Sua Messianidade entre nós seres humanos, trazendo a paz, o amor, a alegria, a felicidade, a solidariedade e fraternidade para todas e todos. Este é o mistério e o ministério do Cristo de Deus, da Sua Igreja, nós cristãs e cristãos, que vivemos, nos movemos e existimos, neste mundo de Deus!!!

Compilação - Adaptação - Wislanildo Franco

Wislanildo Franco
Igreja Presbiteriana Unida do Brasil - PRNV.


Webmaster

©1997-2018 FrancoWO Web Site